Origem do Termo

O termo “sacramento” vem do latim que significa o ato de consagrar, ou ainda, de santificar.

São ações de Cristo por meio da Igreja. É o próprio Cristo que age pelos sacramentos, na pessoa dos ministros. É ele quem perdoa, quem consagra, quem une, quem envia, quem confirma, quem alimenta, quem, cura, quem conforta, quem conduz ao Pai.

Quem recebe um sacramento recebe uma graça especial que santifica, que consagra.

Os sacramentos são sinais sensíveis (que podemos ver, escutar, tocar) da graça invisível (que, embora real, não podemos ver, escutar, tocar) com que Cristo atua em nós, pela Igreja.

Disse Santo Agostinho que o sacramento “é a forma visível de uma graça invisível”.

Os Sacramentos Foram instituídos por Jesus, são eles:

1) Batismo;
2) Confirmação (Crisma);
3) Eucaristia;
4) Reconciliação (Confissão);
5) Unção dos Enfermos;
6) Ordem;
7) Matrimônio.

Coube a igreja a tarefa de organizar e estruturar (com símbolos, sinais e palavras); e administrar em nome e a pedido de Jesus.